Airsoft

O Airsoft é uma modalidade que nasceu na Ásia nos anos 70, tendo posteriormente crescido e é neste momento praticado em todo o mundo.

Em Portugal começou a praticar-se de forma mais efectiva desde finais dos anos noventa sofrendo uma forte expansão no início dos anos 2000, sendo que neste momento uma modalidade em rápida expansão.

Apesar de partilhar muitas semelhanças com o Paintall o Airsoft distingue-se deste pela utilização de replicas de armas reais utilizando a pressão para projectar pequenas bolas de pvc ou compósitos 100% biodegradáveis, não sendo letais ou podendo de qualquer forma ser transformadas para esse efeito, com uma energia máxima muito baixa, limitada pela legislação portuguesa a 1,3 Joules de acordo com a Lei n.º 12/2011 (2399 Diário da República, 1.ª série — N.º 81 — 27 de Abril de 2011), assim como uma vertente recreação mais especifica que o Paintball.

A pratica de Airsoft esta assente numa base de voluntariado, sendo todos os eventos, jogos e acções feitas por praticantes sem qualquer fim lucrativo dessas mesmas actividade.